Inscrição e Deferimento

Então você já escolheu o curso, já encaminhou as papeladas pra inscrição no programa, encaminhou passaporte e teste de proficiência, mas ainda falta o CNPq te deferir. Como?
Então, após o envio de tudo isso na plataforma e-fomento (adendo: faça seu currículo lattes o quanto antes! É através desse acesso que acontecerá sua comunicação com o CNPq antes e durante o período da bolsa no exterior) o CNPq irá deferir sua candidatura à bolsa. Eles vão analisar todos seus documentos, conferir se está tudo certinho e aí então você terá que esperar a bendita lista oficial. Antes disso, o CNPq envia um e-mail informando o número do seu processo e a galera do SwB-UK enviou um e-mail dia 12/02 me informando que minha candidatura havia sido pré-selecionada: “Dear Student, Thank you for your interest in applying for a Ciência sem Fronteiras SWG scholarship in the UK.  You have been pre-selected by CNPq and therefore, we are able to consider your application in the next stage of the application process.  Applications to SwB UK will be open from the 18th of February 2014 and will close on the 27th of February 2014 (23:59 Brasilia time); you will be able to apply by clicking on this link: https://apply.sciencewithoutborders.international.ac.uk/. Please note that, at this stage, there is no guarantee that you will find a place at a UK university or that your scholarship will be confirmed by CNPq.  As stated in the Public Call, the final decision on the approval or denial of your application will be announced on the 25th of April 2014.”  Ou seja, eles avisaram que eu poderia fazer minha inscrição no programa SwB, gerenciado pelo UUK, mas somente em 25/03 é que eu teria a certeza de que tudo isso estava valendo e minha candidatura seria selecionada através da divulgação da bendita Lista Oficial do CNPq. Chegar até aqui é estar com uns 85% do caminho já andado. A partir daqui, eu fui me informando sobre quais seriam as universidades e quais os cursos mais adequados ao que eu esperava, procurei no próprio site das Universidades qual era a ementa, como funcionava o curso e etc… Mas como essa vida é cheia de burocracias, a partir daqui você vai precisar de mais documentos, e são eles:

Academic transcripts: que é o seu histórico escolar traduzido. Aqui na UFFS eu fui até a Secretaria Acadêmica e solicitei o meu. Mas, atenção: a tradução desse documento não tem a necessidade de ser juramentada. O pessoal aqui da minha Universidade já tinha um modelo pseudo-pronto, então só encaminhei pra a Assessoria para Assuntos Internacionais e eles enviaram traduzidinho e assinado (pois precisa ter o contato do tradutor) e o melhor: não custou nadica. Outra info importante é que você procure ter o histórico mais atualizado possível. Eu consegui até o 2013/2, que tinha terminado perto da data de envio destes documentos.
⇒ Passport photo scan: nesta etapa seu passaporte já deve ter chegado. O anexo deste documento pode ser em jpeg/jpg e é só da página que tem a sua foto e suas informações.
English language certificate: aqui você irá utilizar o mesmo certificado do IELTS da inscrição na plataforma brasileira.
⇒ Personal statement: essa parte é crucial no processo de inscrição na plataforma do UUK. Será o seu personal statement (a.k.a PS) é uma carta direcionada às universidades que você escolher e que, resumindo, precisam vender seu peixe. É ele que fará uma Universidade te aceitar ou não e você precisa convencê-las em até no máximo 4000 caracteres. No início é complicado, mas depois que você começa a escrever precisa voltar e suprimir partes pra ficar dentro do limite de caracteres. Pesquisei vários sites que ajudam a estruturar seu texto e te ajudam a mostrar especificamente o que as universidades esperam saber de você. Eu escrevi primeiramente o texto em português e depois fui esculpindo ele em inglês, acho que ficou bem mais fácil. Nele você poderá citar tudo o que você julgue fazer diferença, desde a qualidades acadêmicas, pessoais, projetos realizados etc. Eu fiz meio que em cima da hora, e aconselho vocês a iniciar a pesquisa para escrever o de vocês assim que possível pra dar mais tempo para revisões e aperfeiçoamento do texto. Vou deixar aqui embaixo alguns links que me ajudaram a chegar num resultado razoável, e também o meu próprio PS pra vocês darem uma olhada como exemplo (não riam muito, ok?)
Bom, enquanto tudo isso acontecia o CNPq divulgou a lista e SIM, meu nominho estava lá e eu estava aceita definitivamente no CsF! homologação MASSSSSSSS, alguma Uni teria que me querer antes de eu confirmar totalmente minha ida pra lá, mas isso eu conto no próximo post!
See ya!
ass
Deixe um comentário

