CsF

Bom, como ainda tem muita gente procurando informações e detalhes do ponto de vista do estudante que vai fazer intercâmbio especificamente no UK, resolvi criar esta página pra levar pra vocês um pouco de como foi o meu processo de aceite no Ciência Sem Fronteiras UK, ou “Science Without Borders” (a.k.a CsF ou SwB). Tudo isso começou ainda lá em setembro do ano passado, então se você pretende ir logo e viver esta experiência, se programe e tenha ciência de que nem sempre tudo é rápido. Bom, mas vamos por partes:

CsF

1. O Programa

Segundo a própria descrição, “”Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.”

O programa pretende distribuir 101 mil bolsas em quatro anos e como este prazo está chegando ao fim agora em 2014 o Governo Federal já anunciou o Ciência sem Fronteiras 2.0, que oferecerá mais 100 mil bolsas de intercâmbio a partir de 2015. Os valores que o estudante precisa para se manter no país de destino, considerando alojamento, material didático, seguro saúde, passagens e o dinheiro necessário pra conseguir se manter lá, o Governo Federal se compromete em fornecer. É PRA GLORIFICAR DE PÉ! Dê uma olhada nos valores disponíveis no site do programa.

Se você já tinha vontade de fazer intercâmbio ou morar fora do Brasil, não espere mais e MEXA-SE! Se inscreva no próximo edital! Essa é uma oportunidade única de passar por esses perrengues e essas experiências. Primeiramente pesquise bastante sobre os possíveis destinos, leve em consideração o que você achar importante: tem gente que escolhe pelo nível de reconhecimento da Uni, gente que escolhe pela cidade, gente que escolhe aleatoriamente… tem de tudo! Mas você precisa decidir o que você prefere, pois será o investimento para um ano da sua vida. Mas será que eu posso?


2. Os pré-requisitos

Pra participar do programa você precisa se encaixar no perfil que eles pedem:

→ ENEM > 600 (qualquer ENEM, se você não fez ENEM é melhor se inscrever no próximo o quanto antes);
→ Teste de Proficiência. TOEFL ou IELTS com nota mínima exigida por edital, mas explico melhor isso adiante;
→ Documentos exigidos por edital (Histórico Traduzido, Personal Statement, Passaporte…).

Além de se inscrever no programa, você precisa conferir como é o processo de seleção interno da sua Universidade. Aqui na UFFS, pelo menos até o edital que participei, todos os alunos que se inscreveram e estavam de acordo com os pré-requisitos mínimos tiveram sua candidatura homologada pela instituição.

A etapa de homologação consiste na avaliação dos seguintes requisitos relativos aos alunos inscritos nesta Chamada:
a) estar regularmente matriculado em curso de nível superior;
b) ter nacionalidade brasileira;
c) ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; e
d) apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES (…).

Cabe, ainda, ao Coordenador Institucional do Programa validar, quando houver, a documentação apresentada sobre:
a) prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências do candidato; e
b) participação em programa de iniciação científica, tecnológica ou docência.

Sobre isso vocês podem procurar mais informações no próprio site do CsF, porque a cada edital alguns detalhes mudam então é importante ficar atento a isso.

2.1 Teste de Proficiência

Existem atualmente dois testes aceitos pelo Universities UK, que é o órgão que representa as Universidades Britânicas dentro dos processos do CsF, e são eles: TOEFL IBT e IELTS. Até o Edital 173/2013, cujo participo, a proficiência atestada pela ETS (que é a agência responsável pela aplicação dos testes TOEFL IBT) era aceita, porém ao longo deste ano de 2014 ocorreram alguns fatos (leia mais aqui) que colocaram em risco a aceitação deste teste pelo governo Britânico. No fim das contas as Universidades ainda podem aceitar o TOEFL como comprovação de proficiência na língua Inglesa, a maior complicação é na retirada do visto, como vocês podem conferir aqui. Resumindo essa história toda, meu conselho é: (se for se inscrever para o UK) faça IELTS!
IELTS-header
IELTS foi o teste que eu fiz e, gente, foi uma beleza! Não houve atrasos nem complicações, os resultados chegaram, tanto por internet quanto via correio, na maior tranquilidade e dentro do prazo.

O teste é gerenciado pelo British Council e é aplicado em diversas cidades do país. Como não havia nenhum centro aplicador aqui perto de Erechim/RS, tive que me deslocar até Porto Alegre para fazê-lo, mas tem em Foz do Iguaçu, Floripa, Balneário Camboriú… enfim, diversas cidades. Se você também vem de uma região de interior, prepare-se para desembolsar uma boa grana com deslocamento, além do valor do teste. Quando fiz, em 09/2013, a taxa do IELTS era de R$440. Para agendar seu teste e descobrir  mais, visite o site deles: takeielts.britishcouncil.org

Eu poderia ficar aqui escrevendo sobre como é a estrutura da prova e etc, mas acho que esses vídeos do British Council são mais explicativos do que um monte de texto, assistam:

Minha experiência com o IELTS foi ótima. Fiz na PUC-Porto Alegre, sendo que a entrevista (speaking) foi agendada após o pagamento da taxa, por e-mail, uma semana antes do teste. Foi realizada pela manhã, durante 15min, e o teste escrito durante a tarde. A estrutura é divida em Speaking, Listening, Reading e Writing, nessa ordem. Se pudesse dizer uma das bandas que mais merece atenção é a do writing, principalmente se você não tem o costume de escrever textos em Inglês. Pratique, muito. Conheça a estrutura do texto que eles esperam e se divirta! AQUI tem um compilado de materiais similares aos da prova pra você ir se preparando.

É importante que você se programe com antecedência para realizar o teste, pois os centros aplicadores possuem um número máximo de vagas e normalmente com um mês de antecedência da data da prova elas já foram preenchidas. Outra questão é você ter em mente que o resultado do seu teste é que vai condicionar a escolha da sua Universidade no Reino Unido. Cada uma delas possui suas exigências e você precisa dar uma pesquisada antes para saber qual o resultado que você quer atingir. Lembre-se também que o programa oferece o Pre-Sessional English Course, o famouso PSE, de 3 ou 6 meses antes do início das aulas no exterior, realizado no país de destino e oferecido pela própria universidade escolhida (se ela oferecer, atente a isso também).

2.2 Passaporte

Não tem passaporte ainda? Agende o quanto antes pois este documento é essencial para que você consiga entrar no Reino Unido, ou qualquer outro país, durante seu intercâmbio.

Você pode agendar diretamente no site da Polícia Federal portando os documentos necessários que você encontra AQUI, e novamente: programe-se e agende data com antecedência, pois é um processo burocrático. Agendei na PF de Chapecó/SC, mas tem também em Passo Fundo/RS e outras cidades maiores aqui de perto. A taxa a ser paga gira em torno dos R$ 156,07.

Se você já possui cidadania Europeia, providencie seu passaporte Europeu, pois ele facilita sua entrada e permanência na Europa.

 


3. Espere o Edital

O Edital da sua chamada será seu melhor amigo daqui pra frente, já que de país para país existem diferenças no processo. A única coisa que não muda é a inscrição no programa. Depois que você se inscreve no CsF, e é homologado pela sua Uni aqui no Brasil, já é 1/3 do caminho andado. Depois disso você faz uma nova inscrição no site do UUK, cujo link eles te enviam diretamente pro e-mail que você informou no ato da inscrição no CsF. Geralmente o prazo é de 10 dias entre o recebimento do e-mail e o envio da inscrição.

Até aqui esse processo é igual para todos, depois tem todo o processo de escolha pelo UUK que é algo mais pessoal e assunto para outro post, mas enquanto isso você pode ler os Editais passados que já conseguem vislumbrar um pouco de como poderá ser o processo que você vai passar AQUI.

Espero que tenham gostado e que o post tenha ajudado vocês. Outra dica é: procurem participar de grupos no facebook. Procurem por “CsF – (país de destino)” porque muitas dúvidas específicas podem ser sanadas por lá. Até logo!

ass

Um comentário sobre “CsF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s